QUEM SOU EU

Bem-vindos!
Os resumos sempre foram minha principal estratégia de estudo. Mais do que isso: sou dependente deles. Aliada aos marca-textos (vários!), o grifo se transformava num rabisco, o qual se transformava numa frase. Quando não havia mais espaço no livro, eu me rendia e dava início a um novo resumo. Perde tempo? Bastante! Mas esse tempo é compensado com uma revisão mais rápida e objetiva.
Colei grau em agosto de 2012, mas só comecei a estudar com disciplina em janeiro de 2013. E foi assim que se passaram esses últimos anos de estudo para a DPU: madrugadas em claro resumindo livros, aulas, jurisprudência e diversos materiais. Era frequente a alteração dos resumos, seja para acrescentar mais informações, seja para atualizar de acordo com a jurisprudência recente do STF e STJ. Percebi que tinha uma boa memória visual e que esqueminhas como tabelas e desenhos me ajudavam a memorizar mais fácil. Esse material me acompanhou da primeira fase até a prova oral.
Hoje, defensora pública federal, continuo estudando e resumindo. 🙂
Agora, após tanto ouvir “manda teu resumo!” dos meus amigos e colegas aprovados na DPU, decidi compartilhá-los nesse espaço.
Se encontrarem algum erro, gostaria muito de saber.
Espero que eles ajudem vocês, de coração!
Martina Correia

Anúncios

76 comentários

  1. Muito obrigado pela ajuda e, principalmente, como saber elaborar um resumo. Gostaria, se possível, o envio do primeiro resumo, pois pelo que vi esse é o segundo. Mais uma vez, obrigado por ajudar. Com certeza, receberás em dobro.

    Curtir

  2. Sua iniciativa é muito boa, parabéns pelo altruísmo, isso é raro hoje em dia.Tenho certeza que vai receber muito, mas muito mais ( coisas boas)pelo que está fazendo.Quem planta colhe, sempre!

    Curtir

  3. Nossa Martina Show! Atualmente estou dando aula em preparatório para concursos, bem como atuando na advocacia e esse seu material é uma dádiva. Parabéns pelo exemplo de dedicação. Inspirador! Bjos. Georgia de BH/MG.

    Curtir

  4. Bom dia Dra. Martina, estou acompanhando seus resumos !!, qual o curso pós- faculdade, que vc indica para o carreira jurídica- DPU-AGU-PFN, que sirva também para título ? no seu caso qual foi o curso que vc acha que determinou sua aprovação, além do seu esforço? obrigado!

    Curtir

  5. Boa tarde, Martina! Primeiramente parabéns pelos resumos. São de excelente qualidade mesmo! Gostaria de saber se você tem intenção de organizá-los todos em forma de livro seja para disponibilização gratuita ou para venda. Acho que seria uma excelente idéia, pois como você estudou para DPU, que é talvez o edital mais extenso da área federal, serviria para concurseiros dos outros concursos da área federal, a exemplo dos cargos da advocacia pública vinculada a AGU (as 4 carreiras), bem como para Juiz Federal e Procurador da República. Existe algum projeto nesse sentido? Aguardo teu retorno!

    Curtir

    1. Oi, Mário! Por enquanto estou organizando os resumos. Relendo, ajeitando, atualizando com jurisprudência. São muitas matérias, então leva muito tempo. Dependendo de como ficarem, penso em publicar sim. Mas se ocorrer, vai demorar um pouco. Obrigada pelo apoio! Sucesso!

      Curtir

      1. Oi, Martina! Obrigado pela resposta e pelos votos de sucesso! Quanto à sua hesitação em publicar ou não seus resumos em forma de livro, pelo que vi até agora, na minha opinião, não há o que temer. São de excelente qualidade. Tenho certeza que será sucesso absoluto! Mas, você é que sabe quando será o momento correto. Fica aqui a torcida de que chegue logo esse momento! Parabéns pelo trabalho. Estou certo que a Defensoria Pública da União ganhou um reforço de peso para seus quadros! Abraço!

        Curtir

  6. Martina, Obrigada pelos resumos e por compartilhar esse material, eles fazem parte da minha rotina de estudos, não deixe de compartilhar pois esta me ajudando muitooooo

    Curtir

  7. Obrigada pela iniciativa e por continuar compartilhando os resumos, Martina! Ótimo material, que está ajudando bastante nos estudos. Parabéns pela aprovação na DPU e muito sucesso para você!

    Curtir

    1. Oi Patrícia! Sim, eu separava as cores, mas não lembro exatamente qual significava o que. Lembro que uma eu usava pra importante e outra pra MUITO importante. Não cheguei a ler toda a bibliografia. Só não sou muito fã dos digitais porque gosto de grifar, mas fora isso nada contra. Sucesso pra vc!

      Curtir

  8. Olá Martina! Gostaria de lhe perguntar se você utilizava o word mesmo para resumir ou outro programa interessante. Além disso, poderia dizer de quanto em quanto tempo você procedia com as revisões dos seus resumos (de 30 em 30 dias; a cada 3 meses, etc)? Por fim, poderia esclarecer se você lia um capítulo inteiro e depois resumia ou a cada tópico já procedia com o resumo. Muito Obrigado pela sua ajuda Martina.

    Curtir

  9. Olá Martina! Diante da sua experiência na DPU queria saber sua opinião a respeito de estágios na DPE. É que eu gostaria de estagiar voluntariamente em uma Defensoria Estadual (é que fica bem próxima da minha casa, rsrsrsrsrs), pra conhecer o trabalho e me inteirar sobre o dia a dia de um defensor. Tem muita coisa distinta do trabalho de um Defensor Federal? Ou esse estágio seria relevante para meu conhecimento diante dos próximos concursos da DPU? Será que vale a pena?
    Ah!!!, Não poderia deixar de agradecer pela iniciativa fantástica em disponibilizar seus resumos. Eles são excelentes!!!!! Obrigada mesmo!

    Curtir

    1. Oi Lidiane! O trabalho do defensor é o mesmo: atuar judicial e extrajudicialmente em prol do assistido, que, no caso, é o hipossuficiente. A diferença diz respeito às matérias. Vc tem que analisar se gosta mais das matérias estaduais ou federais, porque é com elas que vc vai conviver todos os dias. A DPU atua bastante no previdenciário e no criminal (ex.: tráfico internacional, contrabando, descaminho, estelionato previdenciário etc). Na área cível, atuamos bastante em demandas de saúde. Fora isso, temos outras várias outras atuações, como internacional, direitos humanos, direito do trabalho e penal militar em alguns lugares. É essencial vc definir quais matérias prefere. Espero ter ajudado. 🙂

      Curtir

  10. Muito obrigada por compartilhar os seus resumos. Eles são excelentes, completos e didáticos. Imagino o quanto foi trabalhosa a elaboração.
    Te desejo muito sucesso e realizações na carreira linda que escolheste.
    Abraços

    Curtir

  11. Martina, tudo bom!!! Olha, excelentes seus resumos…. Ultimamente, estou tendo dificuldades para me concentrar para estudar, não sei o que está acontecendo…. tenho todo o tempo livre para o estudo, e qualquer coisa me tira do eixo… o que você fazia para focar?? Começo a semana super animada, mas chega quinta e sexta-feira estou muito desanimada e acabo por não cumprir minhas metas…. Martina, o que faço?

    Curtir

    1. Poly, isso acontece com 99,9% dos que estudam pra concurso e normalmente tem fases melhores e piores. Infelizmente, é difícil dizer o que está acontecendo. Vc está colocando metas meio “surreais” (impossíveis de cumprir)? às vezes atrapalha e frustra… Não sei o que está te incomodando, será que vc está cansada por estar estudando demais? Será que uns dias livres não melhorariam a ansiedade?

      Curtir

  12. Maneiro essa iniciativa. Parabéns! Adianto que já fui filando um monte de resumos para estudar para delegado. Pessoas como você são um sopro de esperança para aqueles que se dedicam. Obrigado.

    Curtir

  13. Seus Resumos são de excelente qualidade. Eu sei que aqui não é rádio para pedir música, mas será que poderia postar algum resumo sobre licitações e intervenção do estado na propriedade privada

    Curtir

  14. Oi Martina! Parabéns pelo seu esforço contínuo e espírito coletivo!! Sem dúvidas, você está ajudando muitas pessoas! Tenho algumas dúvidas para definir meu foco de interesse e estudos, e ficaria muito satisfeita se pudesse compartilhar um pouco da sua experiência na DPU. Não sei se prefere me responder aqui ou no Facebook (também vou te adicionar lá e enviar mensagem. Fique à vontade). Primeiro, queria saber como anda o processo de remoção, após a entrada na carreira, se é muito demorado o retorno para a Região Centro-Sul. Você foi lotada diretamente em Cáceres não foi? Mas a maioria inicia no Norte né?
    E quanto à rotina na DPU, você poderia me contar um pouquinho do que mais tem gostado e também das dificuldades que já enfrentou ou tem enfrentado na carreira? Qualquer informação será de muito utilidade. Gosto de conhecer um pouco mais sobre a realidade do cargo, vinda de quem o exerce como você. Muitíssimo obrigada pela atenção!! Um abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s