RESUMO: PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS (NCPC)

Oi, gente! Vamos começar a semana com o segundo resumo do Novo CPC: PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS. Como disse no resumo anterior, a fonte é uma só: Curso de Direito Processual Civil de Fredie Didier (2016). Esse resumo aborda muitos pontos relevantes: curatela especial, representação processual, substituição processual, capacidade postulatória, dentre outros. Tópicos:

  • PRESSUPOSTOS DE EXISTÊNCIA E REQUISITOS DE VALIDADE
  • PRESSUPOSTOS DE EXISTÊNCIA DO PROCESSO
  • REQUISITOS DE VALIDADE DO PROCESSO – SUBJETIVOS
  • REQUISITOS DE VALIDADE DO PROCESSO – OBJETIVOS

FOCA NO RESUMO – PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS – NOVO CPC

Boa semana de estudo a todos! 🙂

Martina Correia

Anúncios

24 comentários

  1. Martina, seus resumos como sempre excelentes! Só uma observação (não sei se dá para você consertar): na página 7 você cita o art.314, parágrafo único, quando na verdade se trata do art.341, páragrafo único. =)

    Curtir

  2. Bom dia, Martina! Verifiquei que aqui no meu computador os links deste post sobre pressupostos processuais no Novo CPC e o anterior, sobre Teoria da Ação, remetem ao mesmo arquivo PDF, sobre pressupostos processuais. Gostaria de lhe pedir para conferir. Desde já agradeço por compartilhar um material de excelente qualidade!

    Curtir

    1. Bom dia! Nossa, chocada! Deve ser um bug do site, porque quando eu fiz o Teoria da Ação semana passada, o resumo de Pressupostos Processuais nem existia ainda. Não sei como o de Pressupostos pode ter ido parar no de Teoria da Ação. Mas está consertado agora, muito obrigada por me alertar! Bons estudos! 🙂

      Curtir

      1. Obrigada, querida, pela prestatividade! Esses problemas acontecem mesmo! E eu aqui tentando achar alguma diferença entre os arquivos! Ótimos estudos pra vc também! Bjs

        Curtir

  3. Amo tooodos… Sempre estão na minha mesa de estudos e me economizam um tempo imenso. Quando estudo algum assunto que não tem o resumo aqui, fico arrasada. Obrigada.

    Curtir

  4. Martina, gostaria de parabenizá-la pela excelente iniciativa. Meu método de estudo também é semelhante ao seu, “resumos”. Seus resumos estão me auxiliando muito. Obrigada por nos ajudar a caminharmos rumo aos nossos sonhos. Feliz por existir pessoas como vc. Muito sucesso!!!!!

    Curtir

  5. Olá, Martina! Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelo site e pela iniciativa de ajudar a nós, concurseiros, com um material objetivo e didático, que consiste em uma ferramenta muito útil à nossa tão sonhada aprovação.
    Agora, eu queria tirar uma dúvida sobre esse material de “pressupostos processuais”… no fim do resumo sobre a Teoria da Ação, vc fez um quadro-resumo onde cita a “legitimidade ad causam” como um pressuposto de validade subjetivo relativo às partes, exatamente como consta no primeiro esquema deste resumo sobre pressupostos. No entanto, ao final do referido resumo (sobre pressupostos), bem como no esquema do início, vc também cita a legitimidade como requisito de validade objetivo extrínseco positivo.
    Gostaria de saber se houve alguma confusão ou se é isso mesmo e eu que não entendi direito, hehe.
    Agradeço desde já se puder me responder!

    Curtir

  6. Coisa de Deus. Muito Obrigado, professora, esse é o primeiro resumo que vejo, mas já vou olhar os demais e segui-la nas redes todas… Ctrl+D aqui. :*

    ps. pensei: ” resumo bom, mas não tem…” // “ah tá… Olha aqui na sequência. hahaha”

    Curtir

  7. Boa noite, comprei seu livro de direito penal em tabelas, está fazendo um sucesso nos meus ciclos de amizade, encontrei seu blog através de uma indicação de um colega de estudo, espero que suas dicas e resumos me ajudem a alcançar a carreira de Promotor de Justiça. obrigado. Também sou do MT, resido em Primavera do Leste.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s